Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 21-02-2018
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation Linkscampanhaenvelhecimentoativo

Nunca é tarde demais para...ter um espírito jovem

Nunca é tarde demais para...ter um espírito jovem
Campanha Envelhecimento Ativo e Diálogo entre Gerações

 Campanha Envelhecimento Ativo e Diálogo entre Gerações

O Parlamento Europeu aprovou 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Face à tendência de envelhecimento da população da Europa, a data procura sensibilizar a sociedade europeia para o contributo socioeconómico prestado pelas pessoas mais velhas, bem como promover medidas que criem mais e melhores oportunidades para que os cidadãos idosos se mantenham ativos e partilhem experiências.
Aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe às Bibliotecas Municipais um trabalho de identificação de projetos na área do livro e da leitura que se cruzem com a temática do ano em causa.

Esses projetos podem já existir ou vir a ser concebidos pelas próprias Bibliotecas Municipais ou por entidades individuais e coletivas. Devem chamar a atenção para um dos temas:

a) a importância do livro e da leitura na integração dos idosos na sociedade, fornecendo-lhes acompanhamento, distração e informação, e ajudando-os a envelhecer com mais qualidade;

b) a importância do diálogo entre gerações, com os benefícios que dele advêm para ambas as partes.

Os projetos que as Bibliotecas Municipais considerem ser de destacar deverão chegar à DGLB até 15 de Setembro de 2012, de modo a permitir um mapeamento a nível nacional. Para cada projeto deverá ser preenchido o formulário anexo, acompanhado de uma explicação mais detalhada (em texto ou powerpoint) e de eventuais imagens.
A DGLB escolherá cinco projetos, dando especial destaque à criatividade, facilidade de implementação e baixo custo total, de modo a que possam ser replicados em outras localidades e por outros intervenientes.
No entanto, todos os projetos já implementados serão remetidos para o Comissariado do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012.
Muito se agradece o envio da documentação para o e-mail dsl@dglb.pt ou para a morada desta Direção-Geral.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Formulário para download Campanha Envelhecimento Ativo actualizado.doc