Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 18-02-2018
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksDiasMundiaisdaPoesia

Dias Mundiais da Poesia

Dias Mundiais da Poesia

Livro | Poesia | Livro Infantil

DIA MUNDIAL DA POESIA 2011 no Centro Cultural de Belém
O dia começa pelas 11h com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, atores e personalidades. O indispensável espaço para os espontâneos, Diga lá um Poema e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades. Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada a Herberto Helder. O Jogo e o Caos é uma exposição do artista Mário Botas cuja obra cruza o universo plástico com o universo poético e literário. O êxito da primeira edição leva-nos a dar continuidade ao Concurso de Poesia dirigido às escolas, cuja selecção final terá lugar no CCB, com a atribuição de prémios para os melhores poemas.

 

DIA MUNDIAL DA POESIA 2010
A DGLB associou-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura, numa sessão no Centro Cultural de Belém.

 

Cartaz CCB - Dia Mundial da Poesia



DIA MUNDIAL DA POESIA 2009

A DGLB integrou, como parceiro que é do Plano Nacional de Leitura, as comemorações do Dia Mundial da Poesia. As actividades decorreram, dia 21, no Centro Cultural de Belém.






DIA MUNDIAL DA POESIA 2008
A DGLB vai integrar, como parceiro que é do Plano Nacional de Leitura, as comemorações do Dia Mundial da Poesia levadas a cabo pelo PNL. As actividades decorreram, dia 22, no Centro Cultural de Belém.

Dia mundial da poesia 2008



DIA MUNDIAL DA POESIA 2007
A poesia restitui a magia das palavras e abre um espaço de reflexão e diálogo sobre o mundo actual, destaca a Unesco na sua mensagem para assinalar este dia. Por este motivo a DGLB criou o Sítio da Poesia.



Imagem do blog Sítio da Poesia




DIA MUNDIAL DA POESIA 2006
O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999.

 



DIA MUNDIAL DA POESIA 2005
O IPLB escolheu o envio on-line poema Eu e Ela de Cesário Verde para celebrar este dia. E da mesma forma recordar o 150º aniversário do nascimento do poeta.

 



Dia Mundial da Poesia 2005



DIA MUNDIAL DA POESIA 2004
Para celebrar este dia, o IPLB associou-se à Biblioteca de São João da Madeira na iniciativa "Poesia à Mesa". A cidade foi invadida por material promocional de incentivo à poesia: toalhetes, bases de copos, aventais e t-shirts com os rostos estilizados e excertos de poemas de Sophia de Mello Breyner, António Ramos Rosa, Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina e o brasileiro Ferreira Gullar.
Foi lançada a antologia Poesia à Mesa, uma edição da autarquia e das Edições Quasi (apoiada pelo IPLB e Fundação Calouste Gulbenkian).


Dia Mundial da Poesia 2004


DIA MUNDIAL DA POESIA 2003
O IPLB distribuiu por todo o país, em especial pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, postais com o poema E Tudo Era Possível, de Ruy Belo e o poema Posto de Gasolina, de Carlos Oliveira.

Promoveu também, em colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II, a leitura de poemas da antologia, produzida pelo IPLB, "Há no mundo inteiro uma, quando muito, rua difícil de encontrar Metáfora Viagem: palavra do poeta", protagonizada pelos actores Maria Germana Tânger, Susana Borges, Teresa Lima, João Grosso, Luís Lucas e Luís Madureira. Se não teve oportunidade de ver e ouvir, leia agora alguns poemas desta Viagem.




Dia Mundial da Poesia 2003