Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 25-09-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO INTERNACIONAL DE SERPA PARA ÁLBUM ILUSTRADO
Promovida pelo Município de Serpa em colaboração com a editora Planeta Tangerina, a iniciativa visa incentivar a criação de projetos na área do Álbum Ilustrado com um conceito e/ou uma narrativa originais e divulgar novos autores. Podem candidatar-se ao Prémio autores com mais de 18 anos de todas as nacionalidades, com ou sem trabalho publicado.  Candidaturas abertas até 29 de setembro de 2017. Normas de participação.


PRÉMIO LITERÁRIO JOAQUIM MESTRE - CONTO OU ROMANCE
Promovido pela ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo) em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e apoio da Câmara Municipal de Beja, são aceites a concurso obras de ficção, nas modalidades de conto  ou  romance, sendo  privilegiadas  as  temáticas  directamente  relacionadas  com  a  região  Alentejo. Podem  participar  autores  de  nacionalidade  portuguesa  e
autores  estrangeiros  a  residir  em  Portugal,  com  mais  de  18 anos. Entrega de trabalhos a concurso até 30 de setembro de 2017. Regulamento.

PRÉMIO INCM/VASCO GRAÇA MOURA 2017 - TRADUÇÃO (obras no domínio público)
A INCM criou o Prémio INCM/Vasco Graça Moura, dando continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas e, simultaneamente, homenageando a figura incontornável e exemplar de Vasco Graça Moura enquanto cidadão, intelectual e antigo administrador da empresa responsável pelo pelouro editorial. O galardão terá uma periodicidade anual e visa distinguir, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura se destacou, nomeadamente, na Poesia, no Ensaio (no domínio das Humanidades) e na Tradução (obras no domínio público). A 3.ª Edição do Prémio destina-se a Tradução (obras no domínio público). Receção de candidaturas: de 30 de julho a 15 de outubro de 2017. Regulamento.


GRANDE PRÉMIO DE LITERATURA DE VIAGENS MARIA ONDINA BRAGA APE/C. M. DE BRAGA 
O Grande Prémio Maria Ondina Braga APE/C. M. de Braga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pela Câmara Municipal de Braga, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português e de autor português, no domínio da Literatura de Viagens, publicada integralmente e em 1.ª edição, nos termos do regulamento. Entrega de obras a concurso até 31 de Outubro de 2017.


PRÉMIO DE POESIA SOLEDADE SUMMAVIELLE

Instituído pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, o Prémio de Poesia Soledade Summavielle, destina-se a inéditos de autores residentes em Portugal, com idade superior a 18 anos, inclusive. Entrega de trabalhos a concurso até 29 de dezembro de 2017. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO BENTO DA CRUZ
O Prémio Literário «Bento da Cruz», instituído pelo município de Montelegre, destina-se a distinguir trabalhos inéditos na(s) modalidade(s) de conto, poesia, ensaio, história local ou romance, cuja temática seja o Barroso. As obras a concurso devem ser enviadas até ao dia 31 de dezembro de 2017. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO NACIONAL DIAS DE MELO - ROMANCE, NOVELA E CONTO
O Prémio Literário Nacional Dias de Melo, promovido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico e pela Veraçor Editores, destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra inédita, nas categorias de romance, novela ou conto, escrita em Língua Portuguesa. Os trabalhos deverão ser enviados até 31 de dezembro de 2017. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO VERGÍLIO FERREIRA - ENSAIO LITERÁRIO 

Instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, o prémio literário galardoará bienalmente, e de forma alternada, o Romance Literário e o Ensaio Literário. A edição de 2018 distinguirá um original versando na categoria de Ensaio Literário. O prazo de entrega das obras a concurso é o dia 31 de dezembro de 2017Regulamento.


CONCURSO NACIONAL DE CONTOS DE FICÇÃO ESPECULATIVA
A Editorial Divergência, a Imaginauta e o SciFiLx anunciaram a 1ª edição do Concurso Nacional de Contos de Ficção Especulativa, que visa premiar o melhor conto original deste género (fantasia, ficção científica, terror e weird) entregue para concurso. Submissões até 28 de fevereiro de 2018. Regulamento.