Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 18-02-2018
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

GRANDE PRÉMIO DE TEATRO PORTUGUÊS
O Grande Prémio de Teatro Português teve inicio em 1997, quando a Sociedade Portuguesa de Autores (SPAutores) e o Teatro Aberto se associaram com o objectivo de criar um concurso destinado a incentivar e divulgar a criação dramatúrgica portuguesa. Os concorrentes poderão candidatar-se com um ou mais textos da sua autoria, desde que anónimos, originais e inéditos, até 28 de fevereiro de 2018. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO GASPAR FRUCTUOSO - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Instituído pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, a modalidade a concurso este ano é «Ciências Sociais e Humanas», sendo que os interessados podem concorrer nas categorias Geral ou Estudante. A primeira é aberta a qualquer cidadão e a segunda restrita a estudantes naturais ou residentes no concelho ou que frequentem estabelecimentos de ensino no município da Ribeira Grande e que não ultrapassem os 18 anos de idade. As candidaturas devem ser enviadas até 28 de fevereiro. Regulamento.

CONCURSO NACIONAL DE CONTOS DE FICÇÃO ESPECULATIVA
A Editorial Divergência, a Imaginauta e o SciFiLx anunciaram a 1ª edição do Concurso Nacional de Contos de Ficção Especulativa, que visa premiar o melhor conto original deste género (fantasia, ficção científica, terror e weird) entregue para concurso. Submissões até 28 de fevereiro de 2018. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO PEDRO DA FONSECA
Instituído pelo Município de Proença-a-Nova, o "Prémio Literário Pedro da Fonseca" visa promover a escrita, incentivar a criatividade literária e o gosto pela leitura, divulgar novos talentos literários e homenagear o insigne filósofo natural deste concelho. Destina-se a premiar trabalhos inéditos nas modalidades de prosa (conto) e poesia. Os rituais do cantar as Janeiras ou da Encomendação das Almas são as duas propostas de tema da segunda edição do Prémio. Prazo de entrega das candidaturas até 28 de fevereiro de 2018Regulamento


PRÉMIO DE HUMANIDADES DANIEL DE SÁ

Atribuído pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional competente em matéria de Cultura e destina-se a galardoar, a cada biénio, nos anos pares, uma obra inédita, com a temática “Açores”, escrita em português, por autor nacional ou estrangeiro, numa das seguintes categorias: literatura, linguística, história, filosofia, sociologia e antropologia. As candidaturas devem ser entregues até ao dia 2 de março. Regulamento.


GRANDE PRÉMIO DE CRÓNICA E DISPERSOS LITERÁRIOS APE/C. M. DE LOULÉ

Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela Câmara Municipal de Loulé (C. M. de Loulé), que o patrocina, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume. Nesta edição, serão admitidas a concurso obras publicadas no ano de 2017. Até 2 de março de 2018. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT'ANNA 2018 - POESIA
Organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) em colaboração com várias entidades patrocinadoras, e a Família de Glória de Sant'Anna, o Prémio destina-se galardoar o melhor livro de Poesia em língua Portuguesa apresentado no âmbito do regulamento, editado desde 1 Janeiro de 2017 até 1 de Março de 2018. Entrega de obras a concurso até 2 de março de 2018. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES 2018 - NOVELA OU CONTO
Instituído pelo Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, destina-se a galardoar um inédito, nas categorias de novela ou de conto. Entrega de candidaturas até 8 de março de 2018. Regulamento.

PRÉMIO "TRADUÇÃO LITERÁRIA CHINÊS-PORTUGUÊS E PORTUGUÊS-CHINÊS"
Criado pela a Fundação Macau e pela Universidade de Macau, o Prémio eatá aberto qualquer pessoa, da China ou de um outro país, que se interesse pela tradução de obras literárias escritas em língua chinesa ou portuguesa. A tradução deve ser feita directamente da língua chinesa para a língua portuguesa e vice-versa. A presente edição do Prémio “Tradução Literária Chinês-Português e Português-Chinês” abrange obras publicadas entre 01 de Janeiro de 2015 e 31 de Dezembro de 2017. As candidaturas e a entrega das obras serão aceites até 29 de Março de 2018. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO DE NARRATIVA
Promovido pela Boutique da Cultura (associação cultural sem fins lucrativos), para assinalar o nascimento da Livraria Solidária na zona norte de Lisboa, destina-se a pessoas maiores de idade e residentes em Portugal. São admitidas exclusivamente obras originais e inéditas escritas em língua portuguesa, de tema livre, relacionadas com bairros de Lisboa. Entrega de trabalhos até 30 de março de 2018. Regulamento.


PRÉMIO NACIONAL DE POESIA MÁRIO VIEGAS (2017-2018)

Organizado pelo Centro Cultural Regional de Santarém com o apoio do Fundo de Fomento Cultural e da Fundação Millennium BCP, tem por objetivo estimular e icentivar a produção literária, nomeadamente a produção poética. O prazo para a recepção de inéditos encontra-se aberto até 10 de abril de 2018. RegulamentoFicha de inscrição.


PRÉMIO LITERÁRIO ALBANO MARTINS DE SOUSA - PROSA

Promovido pela Câmara Municipal de Sátão, podem concorrer, com trabalhos inéditos, todos os cidadãos nacionais. Entrega de trabalhos até 30 de maio de 2018. Normas do Concurso. Regulamento.


CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - CONTO INFANTIL - MATILDE ROSA ARAÚJO
Este Concurso literário internacional, promovido pelo Município da Trofa, que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor. Concede os seguintes prémios: Prémio Matide Rosa Araújo para o melhor conto; Prémio Lusofonia; Prémio Ilustração. Entrega de candidaturas até 31 de maio. Regulamento.