Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
 
 

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                   Separador Separador

2.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa 
A organização da 2ª edição do Prémio Literário UCCLA “Novos Talentos” estendeu uma vez mais o prazo final para concorrer, tendo desta vez alargado o mesmo para até ao dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores. A participação neste prémio deverá ser feita até às 24 horas do dia 31 de janeiro de 2017. São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 16 anos. Regulamento.


Grande Prémio de Literatura APE/C. M. de Loulé - Crónica e Dispersos Literários
O Grande Prémio de Literatura APE/C. M. de Loulé, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela Câmara Municipal de Loulé (C. M. de Loulé), que o patrocina, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume. Nesta edição, serão admitidas a concurso obras publicadas no ano de 2016. O prazo de entrega de obras a concurso termina no dia 15 de março de 2017. Regulamento.

 

Prémio Literário Cidade de Almada - Poesia

Promovido pela Câmara Municipal de Almada, desde 1989, com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português. Os trabalhos originais deverão ser entregues até ao dia 31 de março de 2017. Normas de Participação.  
 

 


Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro 
Este prémio literário, promovido pela Associação Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (APNLJFC),com sede em Oliveira de Azeméis, destina-se a todos os jovens portugueses residentes em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, a jovens portugueses residentes no estrangeiro, assim como a jovens oriundos de países de língua oficial portuguesa, dos 12 aos 15 anos (Escalão A) e dos 16 aos 25 anos (escalão B). Entrega de trabalhos a concurso até ao dia 17 de abril de 2017. Regulamento.


Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres - Poesia

Instituído pela Junta de Freguesia de Fânzeres, por ocasião do 1.º Aniversário da sua elevação a Vila, o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, de carácter anual, destina-se à divulgação de novos e consagrados valores da poesia nacional. Podem, também, concorrer cidadãos estrangeiros que possuam residência fixa em Portugal. As obras a concurso deverão ser enviadas até ao próximo dia 18 de abril de 2017. Regulamento.

 

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho APE/C. M. de Vila Nova de Famalicão - 2016

Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega. Prazo termina no dia 21 de Abril. Regulamento.

 

Prémio Literário José Luis Peixoto - conto

Instituído pela C. M. de Ponte de Sor, é aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa,e ainda a cidadãos naturais e ou residentes em países de língua oficial portuguesa que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano a que respeita o prémio. Candidaturas até 28 de abril de 2017. Regulamento.


Prémio Literário Nortear 2017 - conto
Promovido pela Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, destina-se a todas as pessoas singulares, nascidas ou registadas na região Norte de Portugal ou na Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos. Candidaturas abertas até 30 de abril de 2017, Regulamento.

VI Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa - Poesia

Promovido pelo Município de Faro, com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura, Universidade do Algarve, FNAC e Tertúlia Algarvia, o prémio destina-se a galardoar um livro de poesia escrito em português, publicado integralmente em 1ª edição, em 2016. A data limite para entrega das obras concorrentes decorre até 30 de abril de 2017. Regulamento.

Prémio Literário José Saramago - ficção, romance ou novela

 Instituído pela Fundação Círculo de Leitores com periodicidade bienal, celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago, e destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia. As obras a concurso devem ser enviadas até ao dia 15 de maio de 2017. Regulamento.


prémio incm/eugénio lisboa - prosa literária
Organizado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a este prémio podem concorrer todos os cidadãos moçambicanos (a residir em Moçambique ou no estrangeiro) ou estrangeiros residentes em Moçambique há pelo menos 10 anos. As obras concorrentes devem ser inéditas e em português. O prazo para entrega dos originais decorre de 1 de fevereiro de 2017 a 31 de maio de 2017. Regulamento.


Prémio Branquinho da Fonseca - literatura infantil e juvenil

Iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores de literatura infantil e juvenil, e é atribuído a duas modalidades: obras de literatura para infância e obras de literatura para a juventude. As candidaturas devem ser apresentadas até 31de maio de 2017. Regulamento. Ficha de Inscrição.

 

Concurso lusófono da trofa - Conto infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo

Organizado pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor., e concederá os seguintes Prémios: Prémio Ilustração, Prémio Lusofonia Prémio Matilde Rosa Araújo.  As obras devem ser enviadas até 31 mês de maio de 2017. Regulamento.


Prémio Literário Santos Stockler - conto
Promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, o prémio, com um valor de 10 mil euros, «destina-se a galardoar trabalhos inéditos no género conto e subordinados ao tema: “Património: Olhar o Passado Rumo ao Futuro no Concelho de Lagoa”». Podem candidatar-se cidadãos nacionais ou estrangeiros, sendo que as obras devem ser escritas em português. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de agosto de 2017. Regulamento.

 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+
 
 
 
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0   Ministério da Cultura