Prémios Literários a Concurso

Prémios Literários a Concurso 
                   Separador Separador

PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUÍS PEIXOTO - Poesia
«O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.» Promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, destina-se «a premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia. Podem concorrer jovens que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro de 2014.» Os trabalhos a concursos deverão ser entregues até ao dia 30 de abril de 2014. Regulamento.

Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes
Promovido pela Associação Portuguesa de Escritores em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes destina-se a galardoar anualmente um livro em português e de autor português, publicado integralmente e em primeira edição no ano anterior. No presente concurso, a título excepcional e nos mesmos termos, são consideradas as obras saídas em 2011, 2012 e 2013. Entrega de trabalhos até 30 de abril de 2014. Regulamento.

PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO - LITERATURA JUVENIL - 2014
«A Câmara Municipal de Almada promove anualmente o Prémio Literário Maria Rosa Colaço com o objetivo de homenagear esta ilustre escritora de literatura infanto-juvenil, e incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português, nos domínios da Literatura Infantil e Literatura Juvenil. O Prémio será atribuído em ano par a Literatura Juvenil, e em ano ímpar a Literatura Infantil.» O prazo de entrga de obras concorrentes decorre de 1 a 30 de abril de 2014.Normas de participação.

Prémio Literário Karingana Wa Karingana - Universidade do Minho
«O Prémio constará de uma Bolsa de estudos para Licenciatura na Universidade do Minho em Portugal. O concurso estará aberto para entrega de candidaturas de 1 de Março de 2014 a 30 de Abril de 2014, sendo anunciado na Feira do Livro da Minerva Central o número de concorrentes desta 3ª Edição. Na Feira serão ainda apresentadas as publicações em livro das vencedoras das duas edições anteriores do Prémio. Poderão concorrer todos os alunos moçambicanos que tenham concluído a 12ª Classe no final de 2012 e de 2013 nas condições referidas no Regulamento».

CONCURSO LITERÁRIO DA TROFA - PRÉMIOS MATILDE ROSA ARAÚJO, LUSOFONIA E ILUSTRAÇÃO
Organizado pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões, IP, o concurso está aberto a cidadãos dos países de língua oficial portuguesa: Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. O regulamento prevê a entrega de três distinções: o Prémio Matilde Rosa Araújo para o melhor conto, o Prémio Lusofonia e o Prémio Ilustração. As candidaturas deverão ser entregues até dia 2 de maio de 2014. Regulamento.

8º. CONCURSO LITERÁRIO CONTOS NO MEDITERÂNEO
«organizado pelo Leitorado de Galego da Universitat Autònoma de Barcelona com a colaboração do Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona, a Assamblea Cultural Galega de Barcelona e Biblioteques de Barcelona, destinado a pessoas que estudam ou estudaram português ou galego nos territórios de língua catalã. Como nos anos anteriores, existem 2 categorias, uma para menores de 18 anos e outra para maiores de 18 anos. O tema é livre e, na categoria de menores de 18 anos, para além de contos, também podem ser apresentados poemas e até banda desenhada.» A data limite para a apresentação dos originais é o dia 5 de maio. Regulamento. Ficha de inscrição.

Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada 2014 - POESIA
«A Câmara Municipal de Almada promove a 20ª Edição do Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português natural do concelho de Almada, que nele resida ou trabalhe. O Prémio é atribuído alternadamente às modalidades de Prosa de Ficção e Poesia. Poesia é o género literário a concurso em 2014. O prazo decorre de 1 a 31 de Maio de 2014». Normas de Participação.

PRÉMIO JORGE DE SENA 2013
«Por iniciativa, e com o patrocínio, de mecenas anónimo, o CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através da sua Área 1 – Literatura e Cultura Portuguesas, atribui o Prémio Jorge de Sena – 2013, com o objectivo de homenagear o escritor maior que foi Jorge de Sena. [...] O Prémio é destinado a monografias, éditas ou inéditas, em português, sobre a obra de Jorge de Sena ou a iniciativas no âmbito das novas tecnologias pretendendo dar a conhecer, de forma exigente e rigorosa, a personalidade do escritor.» Entrega de trabalhos até 15 de maio de 2014. Regulamento

XVI CONCURSO LITERÁRIO «MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE» - Poesia, Revelação e Conto
Instituído pela LASA, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, o XVI Concurso Literário “Manuel Maria Barbosa du Bocage”, destina-se a Autores de Língua Portuguesa residentes em qualquer ponto do mundo. Os trabalhos serão obrigatoriamente apresentados na língua portuguesa e deverão manter-se inéditos até à sua publicação em livro, pela LASA, nos termos do regulamento. Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 6 de Junho de 2014Regulamento.

PRÉMIO LITERÁRIO ORLANDO GONÇALVES - JORNALISMO
«A Câmara Municipal da Amadora lança a 17.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano dedicado à modalidade jornalismo, que visa galardoar um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem. [...] Entre outros requisitos, os trabalhos a concurso devem ter como referência a cultura e história portuguesas, os direitos humanos e a democracia, bem como reflexões sobre os problemas sociais e políticos, princípios que nortearam a vida de Orlando Gonçalves.» Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 20 de junho de 2014. Normas regulamentares.

PRÉMIO LITERÁRIO AICL AÇORIANIDADE 2014
Promovido pela AICL
 (Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia) em parceria com a Editora Calendário de Letras, «o Prémio visa promover e divulgar a Açorianidade e a língua portuguesa, estimular o gosto pela escrita e leitura e, difundir o nome dos Açores e dos/as autores/as homenageados em cada ano e que a ele ficam associados desta forma.» O género escolhido para 2014 é Poesia em honra de Brites Araújo. Os trabalhos a concurso deverão ser entregues até ao dia 30 de junhoRegulamento.

PRÉMIO BANG! 2014 - LITERATURA FANTÁSTICA
Promovido pelas Edições Saída de Emergência, o «prémio visa distinguir, exclusivamente na área do romance, uma obra totalmente inédita de literatura fantástica (fantasia, ficção científica, história alternativa, horror, realismo mágico, etc.).» A data limite para envio de candidaturas é o dia 6 de julho de 2014. Regulamento.

PRÉMIO LITERÁRIO A. LOPES DE OLIVEIRA/ CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE
«Com o patrocínio da autarquia, foi instituído, de novo, a nível nacional, o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, para o género "Estudos Histórico-sociais de Âmbito Local ou Regional" e para obras editadas em 2013 e 2014. [...] O prazo de receção das obras concorrentes terminará em 31 de dezembro de 2014».

 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+
 
 
 
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0