Secretário de Estado da Cultura
 
 

Prémios Literários a Concurso

Prémios Literários a Concurso 
                   Separador Separador

PRÉMIO LITERÁRIO MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO - EDIÇÃO DE 2014/2015
Instituído pela Câmara Municipal de Loures, em 1993, tem como objetivo incentivar a produção literária em Língua Portuguesa, premiando alternadamente obras inéditas de Prosa de Ficção e de Poesia. A edição de 2014/2015, é na modalidade de Prosa de Ficção, premiando obras inéditas de autores da nacionalidade portuguesa ou naturalizados. O prazo de entegra de obras concorrentes termina a 6 de dezembro de 2014. Regulamento.

III Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis «La Atrevida»
A Associação Cultural La Atrevida desafia todas as crianças e adolescentes que tenham entre 8 e 14 anos de idade (até ao fim do prazo da convocatória), para participarem no III Concurso com textos literários inéditos de tema, formato e extensão livres, escritos em língua portuguesa e que não tenham concorrido anteriormente com esse mesmo texto a qualquer outro concurso. Os textos enviados poderão estar escritos à mão ou impressos (ilustrados ou não), como livremente o considere o seu autor. Até 30 de dezembro de 2014. Regulamento.

Prémio Literário João Gaspar Simões - Romance ou Novela
Instituído bienalmente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, é este ano dedicado a prosas narrativas sob a forma de romance ou novela. São admitidos a concurso os indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal. A data limite de entrega das obras será o dia 31 de dezembro de 2014. Regulamento.

PRÉMIO LITERÁRIO A. LOPES DE OLIVEIRA/ CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE
«Com o patrocínio da autarquia, foi instituído, de novo, a nível nacional, o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, para o género "Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional" e para obras editadas em 2013 e 2014. [...] O prazo de receção das obras concorrentes terminará em 31 de dezembro de 2014».

PRÉMIO NACIONAL DE ENSAIO HISTÓRICO ANTÓNIO ROSA MENDES
«Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da academia algarvia ao ilustre vila-realense [...], destina-se a galardoar o melhor trabalho inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna. O prémio tem um valor pecuniário de 10 mil euros – o que o transforma num dos maiores do país –, havendo a possibilidade de a obra vir a ser editada por uma editora comercial. Serão admitidos a concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a obra em língua portuguesa, devendo os trabalhos entregues ser originais, inéditos e não premiados anteriormente. O prazo de receção das obras concorrentes termina a 31 de dezembro de 2014Regulamento.

Prémio Literário maria Ondina Braga
Instituído pela Câmara Municipal de Braga, o prémio, de periocidade bienal, premeia alternadamente ficção e poesia, géneros em que Maria Ondina Braga se notabilizou. A edição de 2015 destina-se à Ficção, nas suas variedades de conto ou romance. Entrega de trabalhos até 31 de dezembro de 2014. Regulamento.

PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT’ANNA - POESIA
Organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) em colaboração com várias entidades patrocinadoras, e a Família de Glória de Sant'Anna, está aberto para a sua 3ª edição - 2015, não apenas aos países Lusófonos mas também a todas as Regiões Lusófonas. «Acrescenta-se assim na elegibilidade ao Prémio as regiões da Galiza, Macau, Goa, Malaca e outras do espaço Lusófono. A data limite das inscrições é 6 de Março de 2015Regulamento.

PRÉMIO INTERNACIONAL BOOKS & MOVIES - Município de Alcobaça
Instituído pela Câmara Municipal de Alcobaça, destina-se a «estimular, dvulgar e premiar a criatividade no âmbito da literatura e do filme de viagens.» O prémio possui vocação internacional estando aberto a todos os criativos, amadores ou profissionais, nacionais ou estrangeiros. A data limite de candidaturas é o dia 31 de março de 2015. Regulamento.

3º Prémio literário AICL lusofonia 2015 - literatura infantil 
Promovido pela AICL - Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia - em parceria com a Editora Calendário de Letras,  o Prémio «visa promover e divulgar a Açorianidade e a língua portuguesa, estimular o gosto pela escrita e leitura e, difundir o nome dos Açores e dos/as autores/as homenageados em cada ano e que a ele ficam associados desta forma.» Em 2015 a autora homenageada será Susana Teles Margarido. Os trabalhos a concurso deverão ser entregues até ao dia 30 de junho de 2015.  Regulamento.

 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+