Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 22-11-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPrémio-Oceanos-de-Literatura-

Prémio Oceanos de Literatura

Prémio Oceanos de Literatura
Data :
10/03/2017

​​O Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa vai pela primeira vez ser aberto a todos os livros publicados em língua portuguesa em qualquer país lusófono. 


​​O Oceanos — prémio de literatura em língua portuguesa que dá continuidade ao prémio Portugal Telecom (criado no Brasil em 2003) — passa a estender -se, em 2017, a todos os livros em língua portuguesa, publicados em versão impressa ou digital (e-book), nas categorias poesia, romance, conto, crónica e dramaturgia (com exceção de adaptações). 

Editoras de todos os países lusófonos poderão inscrever os livros publicados nessas categorias que tenham sido lançados entre 1 de janeiro e 31de dezembro de 2016.

As inscrições das obras devem ser feitas entre 3 de março e 30 de abril de 2017, no site www.itaucultural.org.br/oceanos2017, no qual estarão disponíveis, a partir do dia 3 de março, ficha de inscrição (com todos os passos para realizar a inscrição) e o regulamento desta edição do prémio.

Os livros inscritos, uma vez validados pela Curadoria (constituída por Selma Caetano, Manuel da Costa Pinto e Ana Sousa Dias), passam por três etapas de avaliação. Na primeira, serão lidos por um Júri de Avaliação que receberá as obras em formato PDF. Cada livro terá, no mínimo, três leituras e três análises por diferentes jurados, definindo os 50 semifinalistas. Nas duas etapas seguintes, os Júris Intermediário e Final definirão os 10 finalistas e os quatro vencedores do Oceanos 2017 que receberão premiações que somam 230 mil reais.