Secretário de Estado da Cultura
 
 

Portugal país convidado da Feira do Livro de Bogotá

Portugal país convidado da Feira do Livro de Bogotá 
Separador Separador Separador
 
Data :
12-04-2013 
Decorreu até ao dia 1 maio a 26ª edição da Feira do Livro de Bogotá – FILBO 2013. Através do site http://portugalfilbo.com/, criado especialmente para a  presença de Portugal como país convidado, pode visionar as atividades desenvolvidas.

A presença portuguesa em Bogotá, amplamente divulgada na comunicação social*, contou com a participação de 35 escritores e ilustradores**, bem como de personalidades ligadas à cultura. Durante os dias da Feira, o público assistiu a quatro espetáculos de música portuguesa, várias exposições, uma mostra gastronómica e um ciclo de cinema português. Para além disso, realizaram-se em Bogotá colóquios, mesas-redondas, debates em universidades, centros culturais e bibliotecas públicas, num vasto programa de atividades subordinado ao tema do Mar, que pode ser descarregado em: https://www.dropbox.com/s/1zqn394f1fxbkqo/programacion_portugal_filbo.pdf.

A conferência de imprensa realizada em Bogotá a 11 de Abril – que contou com a presença do Comissário da Representação, Jerónimo Pizarro, e do Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida – reflete a projeção literária e cultural que a programação do país convidado tem nesta iniciativa, que pôde ser acompanhada através do blog da FILBO http://filboblog.com/ ou do site da Revista Arcádia.

Na feira, Portugal contou com um pavilhão com 3 mil metros quadrados, dedicado à literatura portuguesa, com uma livraria onde estiveram obras de novos autores, mas também dos escritores portugueses mais conhecidos na Colômbia: Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago e António Lobo Antunes. A inauguração desta que é a 2ª maior feira internacional do livro na América Latina contou com a presença dos Presidentes da República da Colômbia e de Portugal. 

Reunindo apoios privados significativos, a Secretaria de Estado da Cultura foi a entidade que suporta grande parte do orçamento público. Contou com o apoio de outros organismos, entre os quais o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, parceiro habitual da DGLAB neste tipo de ações.

*Portugal em Bogotá - na Comunicação Social em: http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticias
Eventos/Paginas/PortugalemBogota2013.aspx

**(Adélia Carvalho, Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, André Letria, Carla Maia de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Fernando Pinto de Amaral, Francisco José Viegas, Gastão Cruz, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, José Jorge Letria, José Luís Peixoto, José Tolentino Mendonça, Mia Couto, Miguel Real, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira, Valter Hugo Mãe e Vasco Graça Moura foram alguns dos escritores convidados.)

 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+