Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 30-04-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksBlimunda-57,-fevereiro-de-2017

Blimunda 59, abril de 2017

Blimunda 59, abril de 2017
Data :
27/03/2017

A Blimunda do mês da Liberdade chega em Dia Mundial do Livro. E é de livros e de histórias de liberdade que se fazem as suas páginas.


Partindo do editorial que recupera esse triste momento da história recente de Portugal com o episódio da censura a O Evangelho segundo Jesus Cristo», de José Saramago, a Blimunda publica uma entrevista a um dos maiores escritores chineses vivos, Yu Hua, que esteve este ano em Macau para o Festival Literário Rota das Letras para falar da sua obra e da sua China, país ainda tão desconhecido para tantos. A propósito da exposição Augusto Boal – Cartas do Exílio, que estará no Museu do Aljube até setembro, traça-se o percurso do exílio do dramaturgo brasileiro, partindo das cartas que enviava e onde deixava testemunho desse período.

No infantil e juvenil celebra-se outro percurso, neste caso o da Andante – Associação Artística, que desde há quase vinte anos percorre caminhos, chegando a lugares com as palavras e os livros que (muito bem) promove. A Visita Guiada tem a sua última paragem na Orfeu Negro, editora lisboeta aberta ao mundo.

A fechar, a Saramaguiana é este mês ocupada pelo texto de José Saramago, Carta de Maria de Magdala, epílogo para O Evangelho, que termina: «Sou Maria de Magdala e amei. Não há mais nada para dizer.»

Descarregar Blimunda # 59 português (PDF 11,4 MB)

Ler no Scribd