Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 27-06-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksBlimunda-57,-fevereiro-de-2017

Blimunda 61, junho de 2017

Blimunda 61, junho de 2017
Data :
19/06/2017

Um número para celebrar e recordar. A Blimunda deste mês de Junho comemora os seus 5 anos de vida e os 10 anos da Fundação José Saramago, e homenageia José Saramago quando passam 7 anos desde o dia em que deixou de estar, como costumava definir a morte.


A Feira do Livro de Lisboa, momento tão importante para a capital em época de Festas da Cidade, é o tema da crónica assinada por Sara Figueiredo Costa.

No aniversário dos 50 anos da publicação de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, a Blimunda publica um texto do jornalista e escritor António Mega Ferreira sobre esse monumento literário que marcou o panorama das letras mundiais.

Na secção Infantil e Juvenil, de autoria de Andreia Brites, um balanço destes cinco anos nas diferentes áreas que se relacionam com a edição para os mais jovens e na sempre fundamental promoção e mediação da leitura.

No passado dia 26 de maio, Pilar del Río recebeu em Madrid, na Biblioteca Nacional de Espanha, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. A secção Saramaguiana recupera o discurso lido na cerimónia pela Presidenta da Fundação José Saramago, juntando-lhe um breve texto, também de sua autoria, sobre os sete anos sem José Saramago.

Passados os primeiros cinco anos de vida, a Blimunda mantém o seu compromisso com a qualidade, a diversidade de assuntos e a promoção da cultura que a pautam. Chegar mais longe, a mais leitores é um objectivo que também se assume neste momento que é de balanço. E, para isso, contamos com o apoio de todos os que nos leem.


Ler no Scribd

Descarregar Blimunda # 61 português (PDF 4,7 MB)