Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 30-04-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksLivro

Direção de Serviços do Livro (DSL)

Direção de Serviços do Livro (DSL)
A DSL desenvolve um programa integrado com o objetivo de estimular a criação literária e a edição, bem como a promoção do autor, do livro e da leitura. Engloba cinco grandes áreas:
  • Apoio à Criação e Edição
    Contribui para o fomento da criação em todos os domínios da produção literária, através do apoio à criação e à edição, a instituições e entidades que concorrem para o desenvolvimento do setor. Gere e divulga informação sobre editoras e livrarias, bem como estudos sobre o sector do livro e da leitura realizados por diversas entidades reconhecidas.

  • Promoção da Leitura
    Desenvolve um Programa Nacional de Promoção da Leitura, com vista à melhoria dos índices de literacia e à criação de públicos leitores, através de projetos próprios ou em parceria com organismos e entidades: Plano Nacional de Leitura, Bibliotecas Municipais, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Universidades, etc.
  • Divulgação dos Autores Portugueses no Estrangeiro
    Promove a difusão dos autores e das respetivas obras através de três programas: Apoio à Tradução, Apoio à Edição no Brasil e Apoio à Ilustração e BD. Apoia também a deslocação de escritores a Feiras do Livro, festivais literários e residências de escritores e participa nas principais feiras internacionais do livro. Tem parcerias estabelecidas com entidades estrangeiras.
  • Rede Bibliográfica da Lusofonia
    Programa integrado no domínio do livro e da leitura nos Países de Língua Oficial Portuguesa, em parceria com organismos nacionais (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Câmaras Municipais) e africanos (Bibliotecas, Arquivos e outros), para uma maior rentabilização das competências existentes no âmbito da cooperação.
  • Centro de Documentação de Autores Portugueses
    Produz e disponibiliza informação sobre autores portugueses, atualizando sistematicamente a maior base de dados existente, a que se juntou, recentemente, informação sobre ilustradores e autores de literatura para a infância e juventude.