Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 25-09-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Margarida Fonseca Santos  
[Lisboa, 1960]  

Margarida Fonseca Santos
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.

Começou a escrever em 1993 e isso tornou-se uma verdadeira paixão, paixão essa que a levou a mudar de vida. Deixou o ensino da música e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à escrita.

Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.

Assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a colecção juvenil «7 irmãos», e, com Maria Teresa Maia Gonzalez, «As Aventuras de Colombo».

O seu romance De nome, Esperança, sobre a loucura e a exclusão (apresentado pelo Prof. Daniel Sampaio) é um que está a suscitar, a cada dia, reacções surpreendentes.

Orienta ateliers de escrita para crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens).

Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!

É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª .

Assina a página histórias em «77 palavras» na revista Pais & Filhos, com ilustrações de Francisca Torres.

Foi responsável pela coluna «Crescer a ler» do «Suplemento de Educação» do Jornal de Letras, e pelo apontamento «Bicho-de-conta» (contos para crianças) na Antena 1, Programa «À volta dos dias».

Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora, tendo publicado, em conjunto com Rita Vilela, os livros Histórias para contar consigo e Brincar com Coisas Sérias.


04/2011