Secretário de Estado da Cultura
 
 

Homepage DGLAB

Organizada pela primeira vez pela Câmara Municipal do Porto, a Feira vai decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal - Biblioteca Municipal Almeida Garrett, de 5 a 21 de setembro. 
BLx: Rede de Bibliotecas de Lisboa

Apresentação deste programa no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, dia 9 de setembro, entre as 14H00 e as 19H00.

Poesia,um dia cartaz

Para além da divulgação e da vivência da poesia na comunidade de Ródão, é também uma  Residência Literária (dirigida por Jaime Rocha, com Margarida Ferra, Vergílio Alberto Vieira, Miguel Cardoso) e que conta ainda com a presença de Margarida Vale de Gato, Miguel Manso, Carlos Alberto Machado e António Poppe, todos poetas reconhecidos.

Assim, acresce ao debate que estes farão entre si sobre a poesia que fazem, este evento integra ações de poesia ativa (ateliês de poesia para todas as crianças e jovens do concelho!) e diversas sessões e debates sobre poesia que abrangem uma parte substantiva da população do concelho, para além de pessoas vindas de Castelo Branco e de Lisboa.

Do programa constam muitas, muitas leituras de poesia para todas as horas do dia e da noite, quase sempre com o Tejo em pano de fundo ou, em passeios de barco pelo Tejo, ditas por poetas e atores, uma feira do livro de editoras de poesia de qualidade como a Douda Correria, a & etc ou a  Relógio d’água, jazz ao vivo,a projeção do extraordinário documentário Salma que nos revela como a poesia nos pode salvar, e conta ainda com a participação e o debate de toda a comunidade: poetas locais, pessoas que se dedicam à permacultura, à arquitetura e construção de casas com materiais ancestrais, como o barro, à pintura em tecidos, ao fabrico de joias artesanais… comendo muitas vezes juntos e ouvindo e discutindo a poesia e a vida e o que tudo isto tem que ver connosco.

Concebido com muita sensibilidade, este evento que pode acompanhar na página da Biblioteca, é simultaneamente revigorante e forte, etéreo e feliz, de tal modo que parece impossível que exista e que o possamos viver de facto. Em Ródão, Portugal, 2014. (Cf. Programa).

As inscrições para esta 2ª. edição abrem a 1 de julho e terminam a 30 de setembro (www.namiconcours.com). 
Blimunda 27
O nº. 27 de Blimunda, revista digital da Fundação José Saramago, já está disponível.

António Jorge Gonçalves
  é o vencedor da edição de 2013, pelo conjunto das ilustrações do livro Uma escuridão bonita, com texto de Ondjaki. 
Naulila 1914
Em Naulila (1922), o poeta e militar Augusto Casimiro (1889-1967) descreve a expedição das tropas portuguesas ao sul de Angola que pretendia evitar a entrada dos alemães no território. Neste excerto relata a partida de Lisboa em setembro de 1914. 

 

Este concurso literário de contos foi lançado pela delegação europeia na China, em colaboração com a organização literárira «the Bookworm», sediada na China.

Novos projetos de promoção da leitura e da escrita de países ibero-americanos enriquecem este porfólio.
Lombadas de livros apoiados
No âmbito do programa anual de apoio à tradução, em 2014 a DGLAB apoia a tradução de 61 obras de autores portugueses e também de autores africanos de língua portuguesa, incluindo ficção, poesia e ensaio.
 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+