Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
 
 

DGLAB - Livro

​O vencedor da 28ª. edição do Prémio Camões vai ser anunciado na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, pelas 19h00, no Hotel Tivoli Lisboa.

​Candidaturas abertas entre 16 de maio e 17 de junho de 2016. Regulamento. 

​Exposição que celebra o livro, a poesia e a literatura para a infância, na Torre do Tombo, em Lisboa, de 1 de abril a 27 de setembro.

​Foi lançada no dia 10 de maio a Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB) – já acessível no endereço eletrónico http://bdlb.bn.br.

CNL 2015/2016: 10ª edição

Terminou dia 11 de maio a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2015-2016, com a última eliminatória que decorreu em Sines, em representação do distrito de Setúbal.

“Virgílio Ferreira”. [c. 1975]. Portugal, Torre do Tombo, Secretariado Nacional de Informação, Arquivo Fotográfico, Documental,

​No dia 28 de janeiro teve início a comemoração do Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira. A comissão das comemorações oficiais está sediada em Gouveia, cuja Biblioteca detém o nome do escritor.

Encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre os processos de apreensão e proibição de publicações, documentação sobre a troca de correspondência entre Vergílio Ferreira e a Direcção dos Serviços de Censura a propósito de Manhã Submersa, Vagão J e A Face Sangrenta.​

Ana de Castro Osório (1872-1935) publicou o livro De como Portugal foi chamado à guerra: história para crianças, em 1918. Apresentamos aqui um excerto. 

Mário de Sá-Carneiro nasceu em Lisboa a 19 de maio de 1890.

​O ciclo Livros no Aljube decorre de abril a julho no Museu do Aljube, em Lisboa.

​Uma das características da época atual é a efemeridade. Como afirma o sociólogo polaco Zigmunt Bauman, «vivemos tempos líquidos». Por isso, a sobrevivência, por décadas, de projetos culturais é motivo de celebração.

The Vegetarian, de Han Kang, é o livro vencedor do Man Booker International Prize 2016, numa tradução para o inglês de Deborah Smith.

O Ministro da Cultura aprovou, no dia 17 de março, uma alteração aos regulamentos dos programas de Apoio à Tradução e Apoio à Ilustração e BD que até aquela data se destinavam exclusivamente a editores estrangeiros. Podem assim candidatar-se a estes programas os editores portugueses que publiquem em línguas estrangeiras obras de autores portugueses. 

A área do Livro da DGLAB tem uma página no Facebook. Siga-a aqui.

 
Copyright © DGLAB 2007-2014 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ITEN  |  Referência Bibliográfica
Site optimizado para 1024x768, IE6+, FF2+, Op9.24+